Adalberto Sperb Rubin

Possui graduação em Medicina pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (1987) e doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). É professor adjunto do Departamento de Clínica Médica - Disciplina de Pneumologia , da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre ( FCSPA) . É preceptor do Programa de Residência Médica em Pneumologia do Pavilhão Pereira Filho - Santa Casa de Porto Alegre. É Chefe do Serviço de Pneumologia da Santa Casa de Porto Alegre, pneumologista clínico e responsável pelo Laboratório de Função Pulmonar. Tem experiência em pesquisa , atuando principalmente nos seguintes temas: DPOC, asma, pneumonias, função pulmonar, fibrose pulmonar, endoscopia terapêutica, broncodilatadores e pneumopatias.

Airton Schneider

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA(1986), mestrado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Atualmente é Prof. Associado do Departamento de Ciências Morfológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Chefe e Professor adjunto de Cirurgia Torácica da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Cirurgia Torácica, com ênfase em Oncologia, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico e tratamento do câncer de pulmão, outros tumores do tórax. Realiza pesquisa clínica em oncologia torácica e pesquisa básica nas alterações estruturais do pulmão pós-injúria com quimioterapia

Alexandre Avino

Graduação em Medicina pela Fundação Universidade de Caxias do Sul, RS, em 1993. Especializações cirúrgicas no Hospital Nossa Senhora da Conceição, Porto Alegre: Cirurgia Geral entre 1994 e 1995 Cirurgia Torácica entre 1996 e 1998. Especialista - Sócio Titular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica / Associação Médica Brasileira em 2002. Mestrado em Medicina - Cirurgia em 2006 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuação como Cirurgião Torácico em Caxias do Sul, responsável pela Especialidade junto ao Hospital Virvi Ramos desde 2000. Integra o Corpo Clínico dos Hospitais Saúde, Virvi Ramos, Círculo Operário Caxiense e Hospital Geral de Caxias do Sul. Professor do Curso de Medicina da Fundação Universidade de Caxias do Sul, nas Disciplinas Internato em Cirurgia I, Internato em Cirurgia II, Unidade de Técnica Cirúrgica e Unidade de Urgências Médicas. 

Aline Almeida Gulart

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2012) e mestrado em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2015). Atualmente, é professora colaboradora do departamento de Fisioterapia da Universidade do Estado de Santa Catarina e integrante do grupo de pesquisa do CNPq Fisioterapia cardiopulmonar, atuando na linha de pesquisa Avaliação e intervenção em fisioterapia cardiorrespiratória, com ênfase nos temas: reabilitação pulmonar, avaliação do estado funcional e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Participa como pesquisadora voluntária e fisioterapeuta supervisora do Núcleo de Assistência, Ensino e Pesquisa em Reabilitação Pulmonar (NuReab) da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Álvaro Huber dos Santos

Mestre em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), na linha de pesquisa de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica. Possui graduação plena em Fisioterapia (UNISINOS), participando como bolsista de Iniciação Científica nas Áreas de Saúde Coletiva e Epidemiologia. Atuou como Fisioterapeuta no Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, no atendimento a indivíduos em internação hospitalar, nos hospitais Pavilhão Pereira Filho, São Francisco e Santa Rita, nas áreas de Pneumologia, Cardiologia e Oncologia, respectivamente. Atuou também no atendimento a indivíduos em nível ambulatorial no Hospital Pavilhão Pereira Filho (Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Respiratória e em Reabilitação, atuando principalmente nas seguintes subáreas: Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica, transplante pulmonar, pré/pós-operatório e reabilitação em populações específicas (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Hipertensão Arterial Pulmonar, Doenças Pulmonares Intersticiais, Pré/pós-transplante pulmonar, pré/pós cirurgia torácica, demais pneumopatias, além de doenças cardiovasculares, especialmente Insuficiência Cardíaca e pré/pós-operatório de Cirurgia de Revascularização do Miocárdio e de troca valvar). Atualmente atua como pesquisador/colaborador de estudos com doenças respiratórias (intervenção farmacológica e reabilitação) do Centro de Pneumologia e do Serviço de Reabilitação Pulmonar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Atua ainda, como consultor em análise de dados biomédicos para estudos clínicos e afins.

Ana Paula Sartori

 Possui graduação em Medicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2009). , atuando principalmente nos seguintes temas: radiologia geral, radiologia abdominal e radiologia torácica. Pesquisa em Achados de Ressonância Magnética nas doenças fúngicas; 2014; Dissertação (Mestrado em Patologia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre,

 

Beatriz Gehn de Moraes

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e mestrado em Pneumologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é pneumologista - Clinionco e médica - Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina.

Bruno de Moraes Gomes

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (2004), Residencia Médica pela Universidade Federal de Pelotas em Cirurgia Geral (2007) e Residência Médica em Cirurgia Torácica pela Santa Casa de Porto Alegre (2009). Possui especialização em motilidade digestiva pelo Laboratório de Motilidade Digestiva do Pavilhão Pereira Filho, da Santa Casa de Porto Alegre. Atualmente radicado na cidade de Pelotas/RS atuando na área de cirurgia torácica adulto e pediátrica.

Bruno Hochhegger

Formado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e com residência médica em radiologia pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre(2009). Pós-doutorado em Radiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Cîências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Mestre em Medicina (radiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto de Radiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, da Pontifícia Universiade Católica de Porto Alegre e Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Imagens Médicas da ISCMPA e UFCSPA (LABIMED - Medical Imaging Research Lab) e do Centro de Imagem Molecular do INSCER-PUCRS. Também é médico radiologista da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e do INSCER/PUCRS( Médico Radiologista torácico) . É membro da European Respiratory Society, American Roentgen Ray Society, Radiological Society of North America e da Sociedade Gaúcha de Radiologia. Tem mais de 160 publicações científicas, em parceria com mais de 40 pesquisadores. Foi estagiário em radiologia do Cardiothoracic Centre em Liverpool (Inglaterra), Heidelberg University Hospitals- ThoraxKliniK (Alemanha),Fairfield General Hospital em Manchester (Inglaterra), Hospital das Clínicas de Porto Alegre, Instituto de Cardiologia de Porto Alegre, alem da Universidade Federal de Santa Maria e da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Sua principal linha de pesquisa é a radiologia com interesse especial as patologias torácicas.

Carla Adriane Jarczewski

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), Residência Médica em Pneumologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (1994) e mestrado em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Especialista em Endoscopia Peroral - Vias Aéreas (1995). Coordenadora da Residência Integrada em Saúde - Ênfase em Pneumologia Sanitária da Escola de Saúde Pública do RS (2004-2006). Diretora Clínica do Hospital Sanatório Partenon (2005-2007). Coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose do RS (desde 2007). Diretora Técnica do Hospital Sanatório Partenon - SES - RS (desde 2011).

Carlos Cézar Fritscher

Possui graduação em Medicina pela Universidade Católica de Pelotas (1973), residência médica no Pavilhão Pereira Filho da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (1974/1975), especialização em Pneumologia pela Universidade de Wales (1981), mestrado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e Fellow na Universidade de Oxford (1992). Foi diretor técnico e clínico do Hospital São Lucas da PUCRS de 2004 a 2009. Atualmente é consultor ad hoc da Medicina I da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, coordena a educação continuada na área da saúde da PUCRS, é membro do corpo editorial da Sociedade Brasileira de Clinica Medica e professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ciências da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia da asma e DPOC e pesquisa clínica com drogas no tratamento da Asma, da DPOC e Pneumonias.

Carlos Eurico da Luz Pereira

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), residência médica em Pneumologia e Tisiologia (1998) pela Universidade Federal de Santa Maria, Titulo de Especialista em Pneumologia e Tisiologia pela SBPT/AMB e mestrado em Ciências Médicas: Área de concentração em farmacologia, pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (2006). Atuou como professor substituto de farmacologia da Universidade de Santa Cruz do Sul de 2000 a 2009. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pneumologia, atuando principalmente nos seguintes temas: pneumologia, doenças infecciosas e parasitárias, farmacologia, tuberculose, estresse oxidativo e poluição atmosférica.

 

Cassia Costa

Possui graduação em fisioterapia pela Universidade Feevale (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor titular da Universidade Feevale. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: DPOC, Reabilitação Pulmonar, Fisioterapia Cardiorespiratória Hospitalar e UTI.

Christiano Perin

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) em 2003, Residência médica em Medicina Interna e em Pneumologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2004-2007), Especialização em Medicina do Sono no Hospital de Clinicas de Porto Alegre e no Instituto do Sono de São Paulo (2008) e Doutorado em Pneumologia pela UFRGS (2011). Pesquisador e Palestrante sobre Distúrbios respiratórios do Sono em congressos regionais e nacionais. Membro da Comissão de Sono da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Assessor da Diretora de Comunicação da SBPT. Pneumologista do corpo clinico dos Hospitais da Brigada Militar, Mae de Deus, Mae de Deus Center, Ernesto Dornelles e Santa Casa de Porto Alegre. Participou na Santa Casa / Pavilhao Pereira Filho de várias pesquisas multicêntricas internacionais no tratamento da Fibrose Pulmonar e asma e pelo LABSONO participou de pesquisa multicêntrica sobre efeito cardiovascular do CPAP no tratamento da SAOS (estudo SAVE).

Cícero Armídio Gomes Dias

 Doutor (2007) em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professor Adjunto da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Atua na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Médica, principalmente nos seguintes temas: Infecções pneumococicas, epidemiologia molecular, resistência bacteriana, Staphylococcus aureus, infecções hospitalares.

Cintia Araujo

Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Graduação em andamento em Curso de Fisioterapia. Universidade Luterana do Brasil. Ventilação Mecânica - Fundamentos Básicos. (Carga horária: 4h). , Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, ISCMPA, Brasil. 

 

Claudia Fontoura Dias

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992). Especialista em Pneumologia, trabalha na Secretaria da Saúde do Estado do RS como tisiologista do Hospital Sanatório Partenon e na Prefeitura Municipal de Porto Alegre na área da infectologia(Serviço de Assistência Especializada em DST/AIDS)

Claudio Ricachinevsky

Sócio, administrador ou dono da empresa N. C. R. Medicos (N. C. R. Medicos Sociedade Simples Ltda - ME)

Cristiano Feijó Andrade

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), mestrado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é cirurgião torácico da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, professor do curso de pós graduação em Ciências Pneumológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Torácica, atuando principalmente nos seguintes temas: transplante pulmonar e cirurgia torácica pediátrica.

Dagoberto Vanoni de Godoy

Possui graduação em Medicina pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (1985), mestrado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professor adjunto do Curso de Medicina e Diretor da Área do Conhecimento de Ciências da Vida da Universidade de Caxias do Sul, sócio da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Rio Grande do Sul, da Associação Médica do Rio Grande do Sul, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, da Associação Latino-Americana do Tórax e da Associação Brasileira de Educação Médica. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pneumologia, atuando principalmente nos seguintes temas: doença pulmonar obstrutiva crônica, reabilitação pulmonar e peri-operatório de cirurgia torácica. 

 

Daniela Cavalet Blanco

Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (1998). Residência Médica em Pneumologia pela PUCRS (2001). Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde pela PUCRS (2004) em associação com Medizinische Hochschule Hannover, em Hannover, Alemanha. Atuação como: (1) Professora da Escola de Medicina da PUCRS desde 2017, (2) Membro do Serviço de Pneumologia do Hospital São Lucas da PUCRS desde 2004, (3) Médica Pneumologista e Preceptora da Residência Médica em Pneumologia do Hospital São Lucas da PUCRS desde 2004, (4) Médica Pneumologista e Preceptora do Ambulatório de Asma e Hipertensão Pulmonar do Hospital São Lucas da PUCRS desde 2004, (5) Médica pneumologista do Centro Clínico da PUCRS desde 2004, (6) Pesquisadora do Centro de Pesquisa Clínica do Hospital São Lucas da PUCRS desde 2004.

Darcy Ribeiro Pinto Filho

 Possui graduação em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul (1983), mestrado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professorTitular da Universidade de Caxias do Sul e Chefe do Serviço de Cirurgia Torácica do Hospital Geral- Fundação Universidade de Caxias do Sul. Experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Torácica. Titular da Sociedade Brasileira de Cirugia Torácica e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Outros temas de interesse: cirurgia do câncer de pulmão, recuperação funcional pulmonar, doenças da pleura e do mediastino e ensino médico.

Diego Djones Brandenburg

Médico pneumologista pediátrico pela Universidade de Santiago do Chile onde também realizou cursos avançados de Broncoscopia Flexível e de Função Pulmonar Pediátrica. Atualmente atua em Porto Alegre\RS como membro da equipe de pneumologia pediátrica do HCSA sendo coordenador do Laboratório de Função Pulmonar do HCSA, broncoscopista e assistente de ensino dos programas de residência médica em pediatria e pneumologia pediátrica do HCSA. Sócio fundador do IEA ASMA sendo coordenador dos programas municipais de Asma de Montenegro e Triunfo.

Edgar Enrique Sarria Icaza

Possui Titulo de Médico (1991) e de Pediatra (1994) pela Universidade Nacional Autônoma da Nicarágua (UNAN; Mestrado em Pediatria (2003) e Doutorado em Pneumologia (2007) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil). Durante 2002 e 2003 foi Fellow do Serviço de Pneumologia Pediátrica no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) do qual foi membro (2003-2011). Durante 2003-2005 foi o coordenador do projeto de treinamento em asma para pediatras no HCSA. Foi bolsista da ATS em 2007 para a realização do curso MECOR (Methods in Epidemiologic, Clinical & Operations Research); em 2008 foi asistente de pesquisa no Departamento de Medicina Infantil da Universidad de Santiago, no Chile. Durante 2009 e 2010 realizou pós-doutorado em pneumologia pediátrica, com apóio da CAPES, na Indiana University, trabalhando nas linhas de pesquisa: determinantes precoces da asma em crianças, e métodos na avaliação do desenvolvimento pulmonar em crianças. Trabalhou como pesquisador em pneumologia pediatrica do Instituto de Pesquisas Biomédicas da PUCRS dentro do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) auspiciado pela CAPES (2011 a 2014). Atualmente è professor de Saúde da Criança no Departamento de Biologia e Farmacia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Com interesses em métodos diagnósticos, funcionalismo respiratório e qualidade de vida relacionada à saúde nas doenças respiratórias de crianças e adolescentes.

Eduardo Walker Zettler

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992) e Doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Medicina da Universidade Luterana do Brasil.

Elenara da Fonseca Andrade Procianoy

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1990. Realizou especialização em Pediatria (1991-1992) e Pneumologia Pediátrica (1993-1994) no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Doutora em Ciências Pneumológicas pela UFRGS em outubro/2014. Atualmente é médica contratada da Unidade de Pneumologia Infantil do Serviço de Pediatria do HCPA e preceptora do programa de Residência Médica em Pneumologia Pediátrica desde 1994. Tem experiência na Área de Medicina, atuando principalmente em aspectos diagnósticos, terapêuticos e assistenciais da Fibrose Cística, em especial no diagnóstico de casos atípicos de fibrose cística através do estudo das alterações bioelétricas do epitélio respiratório e das glândulas sudoríparas.

Enio Luiz Tschiedel do Valle

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul(1973), ensino-fundamental-primeiro-grau pelo Colégio Pedro II(1964), ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Farroupilha(1967) e residencia-medica pela Hospital Ernesto Dornelles(1975). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica. Atuando principalmente nos seguintes temas:Função Pulmonar, Oscilometria, Broncoscopia, Avaliação pulmonar, doença respiratória.

Fabiola Adelia Perin

 Graduada em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul (2001). É médica-cirurgiã na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Torácica. De 2005 a 2007 fez especialização na Irmandade Santa Cara de Misericórdia em Porto Alegre (RS) e, no mesmo período, fez Residência Médica também na Santa Casa. De 2003 a 2005 fez Residência Médica no Hospital de Caxias do Sul.

Fabricio Farias da Fontoura

 Doutorando e mestre em ciências pneumológicas pela (UFRGS), possui graduação plena em educação física (UFRGS) e graduação em fisioterapia (ULBRA). Especialização em Cinesiologia (UFRGS) e treinamento (UFRGS). Título de especialista profissional em Fisioterapia Respiratória (COFFITO) e Fisioterapia Esportiva (SONAFE). Atualmente é professor universitário assistente I do curso de fisioterapia da Unilasalle - Canoas, responsável pelas disciplinas de Reabilitação Cardiorrespiratória, Fisioterapia respiratória, Terapia Intensiva, Pré e Pós-Operatório, supervisor de estágio curricular hospitalar. Atua também como pesquisador do setor de hipertensão pulmonar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento Físico, atuando principalmente nos seguintes temas: Reabilitação Cardiopulmonar, transplante pulmonar, exercício físico em populações especiais (Hipertensão Arterial Pulmonar, Pré e Pós Transplante de pulmão, doenças pulmonares intersticiais, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e pneumopatias diversas) . Preparador físico de atletas de alto rendimento. Fisioterapeuta da seleção olímpica brasileira de ginástica de trampolim de 2009 a 2011 (competições internacionais). Atuou nos Jogos Olímpicos Rio 2016 na função de organizador técnico internacional na modalidade de ginástica de trampolim.

Fernanda Brum Spilimbergo

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria . Especialização em Pneumologia - Pavilhão Pereira Filho ,Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Clínica Médica pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente atua na área de Pneumologia, com ênfase à pesquisa clínica em asma , DPOC e hipertensão pulmonar.

Frederico Krieger Martins

Graduado em medicina pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre. Cirurgião geral formado pelo Hospital Ernesto Dornelles. Cirurgião torácico formado pelo Hospital São Lucas da PUCRS. Atualmente é membro da equipe de cirurgia torácica do Hospital Mãe de Deus.

 

Gilberto Bueno Fischer

 Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1975) e doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994). Atualmente é Professor titular de Pediatria da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, médico do Ministério da Saúde (atua no ambulatório do Hospital Materno Infantil Presidente VArgas) e responsável por disciplina de Doenças Respiratórias do Curso de Pós-Graduação de Medicina - Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faz parte do corpo docente do curso de pós graduação em Medicina/pneumologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pneumologia Pediátrica , atuando principalmente nos seguintes temas: asma, bronquiolite obliterante, pneumonia , derrames pleurais, bronquiectasias e bronquiolite viral aguda.

Gisela Martina Bohns Meyer

 Possui graduação em Medicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1995). Atualmente é cardiologista e coordena o grupo de hipertensão pulmonar do Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre. , atuando principalmente nos seguintes temas: , cardiologia, hipertensão pulmonar, transplante.

Guilherme Watte

Fisioterapeuta (2009) e Mestre em Saúde Coletiva (2013) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. Coordenador de pesquisa do Centro de Pesquisa em Hipertensão Pulmonar da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, ISCMPA. Pesquisador associado ao Prof. Dr. José da Silva Moreira. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES. Doctoral Research Fellowship em Liverpool Heart and Chest Hospital, NHS Foundation Trust, LHCH, Grã-Bretanha (2015). Atuante principalmente nos seguintes temas: epidemiologia e organização de serviços de saúde. 

Gustavo Chatkin

Mestrado concluído em Clínica Médica e Ciências da Saúde no Programa de Pós Graduação da Faculdade de Medicina PUCRS em 2009. Professor da Faculdade de Medicina da PUCRS. Médico pneumologista, membro do serviço de pneumologia do Hospital São Lucas-PUCRS. Coordenador do Módulo de Emergências Respiratórias do Curso de Pós Graduação da Sociedade Brasileira de Pneumologia. Preceptor e orientador de residência Médica em Pneumologia. Preceptor e orientador de Residência Médica em Medicina Interna no setor de Emergência e Urgência do Hospital São Lucas da PUCRS. Diretor Científico da Sociedade Gaúcha de Pneumologia e Tisiologia 2014-2015 e 2016-2017. Revisor Cientifico designado pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia para publicação e tradução em português do livro Broaddus, Murray & Nadel´s Tratado de Medicina Respiratória, 6ed. Revisão em andamento até publicação em Julho 2016. Membro da ERS -European Respiratory Society.

Gustavo Pereira Reinaldo

É fisioterapeuta graduado em fisioterapia pelo Centro Universitário Metodista, IPA, Porto Alegre, Brasil, foi bolsista de graduação sanduíche pelo programa Ciência sem Fronteiras (CNPQ) no curso de Reabilitação Psicomotora na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), Portugal. Atualmente atua como pesquisador voluntário em diversos grupos de pesquisa e como fisioterapeuta voluntário no Ambulatório de Reabilitação Pulmonar do Pavilhão Pereira Filho, Complexo Hospitalar Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. É mestrando em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). 

Hugo Goulart Oliveira

 Graduado em Medicina (1985) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui mestrado em Pneumologia (1989) e doutorado em Pneumologia (2004) pela mesma Instituição. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Coordenador do Núcleo de Tratamento do Enfisema do Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre. Além de ser um dos responsáveis pela introdução das válvulas unidirecionais no Brasil, é especialista em Terapia Intensiva (Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB) e em Endoscopia Peroral (Sociedade Brasileira de Endoscopia Peroral - SBEPO). Principais áreas de interesse: tratamento endoscópico do enfisema pulmonar com válvulas endobrônquicas, diagnóstico precoce do câncer de pulmão e o atendimento do paciente com câncer pulmonar localmente avançado.

Igor Gorsk Benedetto

Graduado em Medicina pela UFRGS. Especialização em Clínica Médica e Pneumologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Médico Pneumologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e do Serviço de Pneumologia e Cirurgia Torácica do Hospital Moinhos de Vento. Mestrado em Ciências Pneumológicas na UFRGS.

Janice Luisa Lukrafka

 Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), mestrado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e Coordenadora do Curso de Fisioterapia. Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em Pediatria e Reabilitação Pulmonar. 

 

Jefferson Veronezi

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Metodista, do IPA (1993) e Mestrado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Doutor em Ciências Médicas pela UFRGS (2013). É professor do Centro Universitário Metodista, do IPA desde 2004, ministra a disciplina de Pneumofuncional I e II, bem como é Supervisor de Estágio na área de Pneumofuncional no Hospital da Criança Santo Antônio. Fisioterapeuta da Associação Gaúcha de Assistência à Mucoviscidose(AGAM) de 1997 a 2013. Tem experiência na área de Fisioterapia atuando principalmente nos seguintes temas: Pneumologia Pediátrica e Adulto, tanto enfermaria como UTI. Apresenta vasta experiência em Fibrose Cística.

Jorge Pasa

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2012), pós-graduado no curso de Fisioterapia em Terapia Intensiva pela Faculdade Inspirar de Porto Alegre (2015), Atua como Fisioterapeuta assistencial no Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, também exercendo a função preceptor de estágios e residência na área de fisioterapia em terapia intensiva no Hospital Pavilhão Pereira Filho, apresenta experiência nas áreas de Anatomia Humana, Fisioterapia Respiratória, Reabilitação Pulmonar e Fisioterapia em Terapia Intensiva.

José Antônio Lopes de Figueiredo Pinto

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1965), Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1968), Programa de Residência Médica em Cirurgia Torácica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1970), Mestrado em Pneumologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), Especialização em Cirurgia Cardiovascular pelo The Children's Hospital Medical Center (1980), Especialização em Cirurgia Torácica e Cardiovascular pelo St Vincent Medical Center (1981). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

José Carlos Felicetti

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), residência médica em cirurgia geral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), residência médica em cirurgia torácica pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1980), mestrado em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), doutorado em ciência pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é professor adjunto da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e médico cirurgião torácico no Pavilhão Pereira Filho da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Torácica geral, atuando principalmente nos seguintes temas: transplante de pulmão, câncer de pulmão, cirurgia da traquéia e refluxo gastroesofágico e cirurgia torácica pediátrica.

José da Silva Moreira

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1968), mestrado em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976), doutorado em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e especialização em Bioquímica (UFRGS) em 1985. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professor permanente do programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas (UFRGS) e médico clínico do Pavilhão Pereira Filho - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Ênfase em Pneumologia, atuando principalmente nos seguintes temas: neoplasias pulmonares, doenças obstrutivas pulmonares, epidemiologia na área médica, fibrose pulmonar, infecções respiratórias e doenças ocupacionais.

José de Jesus Peixoto Camargo

Formou-se na UFRGS em 1970, optanto pela cirurgia torácica e completando sua formação acadêmica na Clínica Mayo, nos Estados Unidos. Foi o pioneiro em transplante de pulmão na América Latina, em 1989, tendo realizado cerca de 300 transplantes de pulmão e sendo o único a realizar transplante de pulmão com doadores vivos fora dos Estados Unidos. Foi o idealizador e hoje dirige o Centro de Transplantes da Santa Casa de Porto Alegre, e é Diretor de Cirurgia Torácica no Pavilhão Pereira Filho, também da Santa Casa, tendo realizado mais de 30.000 cirurgias de tórax. Tem centenas de publicações científicas e já proferiu cerca de 900 conferências, em 22 países. 

Jose Dirceu Ribeiro

Médico pela Universidade do Estado de São Paulo (UNESP-1977); Mestrado em Clinica Médica (Unicamp-1988); Doutorado em Pediatria (Unicamp-1994); Livre Docência (Unicamp-2007); Professor Titular (Pediatria, Disciplina de Pneumologia Pediátrica- Unicamp-2012). Na Unicamp: é professor em Regime de Dedicação Integral do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas desde 1980; Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente (2000-2004); Chefe do Depto de Pediatria (2007-2009); Coordenador Associado (2010-2014) e Coordenador (2014-2018) do Centro de Investigação em Pediatria (CIPED). Coordenador da Disciplina de Pneumologia Pediátrica desde 1980; Coordenador do Curso de Residência Médica (RM 995) e do Curso de Treinamento em Serviço em Pneumologia Pediátrica do Departamento de Pediatria; Chefe do Laboratório de Fisiologia Pulmonar (LAFIP) do Centro de Investigação em Pediatria (CIPED). Orientou, até a data atual, 55 teses: 38 Mestrados e 17 doutorados. Bolsista (Produtividade em Pesquisa 2) pelo CNPq 2003-2007; 2014-2020. Pesquisador FAPESP. Escreveu 38 capítulos de livros e publicou 130 artigos em periódicos internacionais e nacionais indexados. Participou de 210 Bancas Examinadoras para Mestrado e Doutorado em numerosas Universidades do Brasil. Proferiu mais de mil conferências em congressos nacionais e internacionais. Foi presidente do Departamento de Pneumologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Sociedade Brasileira de Pneumologia (2004-2012). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em doenças do trato respiratório em crianças e adolescentes. Área de pesquisa: doenças respiratórias obstrutivas crônicas com ênfase em asma, fibrose cística, bronquiolite obliterante,sibilância persistente em lactentes.

José Miguel Chatkin

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (1973), mestrado em Medicina (Pneumologia) pela UFRGS (1980), doutorado em Medicina (Pneumologia) pela UFRGS (1994) e Pós-Doutorado na University of Toronto 1997-98. -Professor titular de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS; -Coordenador-adjunto do Departamento de Medicina Interna 2015-16; -Representante da Medicina Interna no conselho do Programa de Pósgraduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.2015-2017 - Coordenador dos Programas de Pósgraduação latu-sensu da FAMED PUCRS 1997-2005; - Coordenador da COREME HSL 1997-2010; - Professor-pesquisador-orientador pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. - Consultor da OMS e OPAS para implantação e acompanhamento dos Programas Nacionais de Controle de Infecções Respiratórias Agudas, com atuação em 12 países latino-americanos e 4 países africanos de língua portuguesa 1986-2009; - Consultor do Ministério da Saúde do Brasil para implantação e acompanhamento do Programa Nacional de Controle de Infecções Respiratórias Agudas.1988-2000 - coordenador do Programa de Controle de Infecções Respiratórias Agudas da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul. - Membro da Comissão de Epidemiologia e da Comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia; - Revisor ad hoc do Boletin de la Oficina Sanitaria Panamericana, Archives of General Psychiatry, Pulmonary Pharmacology & Therapeutics, Chest, The International Journal of Tuberculosis and Lung Disease, Preventive Medicine, Cadernos de Saúde Pública, Brazilian Journal of Medical and Biological Research -Presidente da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Rio Grande do Sul, 2003-2004; -Secretário Científico do Congresso Brasileiro de Pneumologia 2002; -Presidente do Congresso Gaúcho de Pneumologia 2004; -Presidente do 37º Congresso Brasileiro de Pneumologia da Sociedade Brasileira d Pneumologia e Tisiologia realizado em Gramado 2014 -coordenador geral do Curso de PósGraduação lato sensu em Pneumologia da SBPT e presidente eleito para a gestão 2019-2020. - Chefe do Serviço de Pneumologia do Hospital São Lucas da PUCRS desde out 2000. - membro de bancas examinadoras para professores titulares, de julgamento de teses de doutorado e dissertações de mestrado - principal linha de investigação: Tabagismo e Doenças tabaco-relacionadas, em suas várias sub-áreas. A produção acadêmica ainda inclui estudos em óxido nítrico como marcador de inflamação e epidemiologia das doenças respiratórias. Tem 92 artigos publicados, sendo 51 no estrangeiro. - Publicou 7 livros e 43 capítulos de livros -Já realizou 204 conferencias e apresentações em congressos nacionais e no exterior (até dez 2016), - Recebeu 14 prêmios nacionais e 8 no exterior por investigação científica com trabalhos premiados em congresso. - Já orientou 54 trabalhos de graduação e pós graduação com a seguinte distribuição: 26 alunos de iniciação científica, 9 alunos de cursos de especialização, 12 mestrandos e 7 alunos de doutorado; atualmente faz orientações de 14 trabalhos para alunos de vários níveis.

Juliessa Florian

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Metodista do IPA (2000);Especialista em Ciências do Movimento UFRGS (2004); Mestre em Ciências da Pneumologia UFRGS (2010); Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas. Atualmente é fisioterapeuta do Serviço de Reabilitação Pulmonar, membro do Grupo de Transplante Pulmonar e do Grupo de Hipertensão Pulmonar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Supervisora de estágio extracurricular. Professora do Curso de Especialização em Fisioterapia Hospitalar e Terapia Intensiva na Faculdade da Serra Gaúcha CXS.

Julio De Oliveira Espinel

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em cirurgia geral e cirurgia torácica. Pesquisa em broncoscopia intervencionista, transplante pulmonar, mecânica ventilatória. Mestre em cirurgia pela FAMED - UFRGS. Doutorando do PPG Ciências Pneumológicas UFRGS. Instrutor American Heart Association - ACLS, PALS, EP-ACLS, BLS Médico SAMU Porto Alegre. Cirurgião Torácico do Hospital Moinhos de Vento. Cirurgião Torácico do Instituto de Cardiologia. Cirurgião Torácico Pediátrico do Hospital da Criança Santo Antônio. Cirurgião Torácico do Hospital Municipal de Novo Hamburgo. Membro Força Nacional do SUS - Ministério da Saúde do Brasil.

Jussara Fiterman

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), mestrado em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e coordenadora do Laboratório de Função Pulmonar do Hopital São Lucas da PUCRS. É especialista em Pneumologia, atuando principalmente nos seguintes temas: asma, pneumonia, DPOC e Fisiologia Respiratória.

Mauro Musa Zamboni (RJ)

Graduado em Medicina pela Escola Médica do Rio de Janeiro (UGF) - 1977. Residência Médica em Medicina Interna (1978 -1979). Especialização em Pneumologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983 - 1984). Mestrado em Ciências Médicas, Pneumologia, pela Universidade Federal Fluminense (2004). Doutorado em Ciências Médicas, Pneumologia, pela Universidade Federal Fluminense (2015). Títulos de Especialista em Pneumologia; Endoscopia Respiratória (AMB/SBPT); e Terapia Intensiva (AMB/AMIB). É Pneumologista do Serviço de Cirurgia Torácica do Instituto Nacional de Câncer - INCA/MS, Rio de Janeiro, desde outubro de 1980, e atualmente é o Coordenador do Grupo Multidisciplinar de Oncologia Torácica. - INCA/MS Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pneumologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Oncologia Torácica, Broncoscopia Diagnóstica e Intervencionista, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). 

 Marcus Herbert Jones

Possui graduação em Medicina pela UFRGS (1984). Fez residência em Pediatria e em Pneumologia Pediátrica no Hospital de Clinicas de Porto Alegre em 1985-1988. Concluiu mestrado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1995. Foi pesquisador na Indiana University, no Infant Pulmonary Function Laboratory, Riley Hospital, Indianapolis de 1996 a 1999. Concluiu o doutorado em Medicina (Pneumologia) pela UFRGS em 1999. Realizou Pós-doutorado na Universidade de Indiana, Estados Unidos (2006-2007). Atualmente é professor na Escola de Medicina da PUCRS e na Pós-Graduação em Pediatria. É revisor dos principais periódicos de pneumologia internacionais e membro do corpo editorial da Frontiers in Pediatric Pulmonology. Tem como principal linha de pesquisa o impacto de prematuridade, infecções respiratórias e alergia no desenvolvimento pulmonar de lactentes e crianças. É pesquisador do Instituto de Pesquisas Biomédicas da PUCRS e coordenador do Laboratório de Fisiologia Respiratória. Foi coordenador (Chair) do Working Group on Infant and Young Children Pulmonary Function Testing da American Thoracic Society (ATS) para o período 2006-2009. Membro do Grupo de Planejamento da ATS (Pediatrics Assembly Planning Committee da American Thoracic Society) nos períodos de 2007-2008 e 2015-2016. É bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq. Tem 78 artigos publicados com 2137 citações, com fator h de 21 (Scopus). Na base de dados Google Scholar há 2780 citações e o fator h é 27. 

 Priscila Fonseca

Possui graduação pela Faculdade Dom Bosco - Campus Mercês (2011). Tem experiência na área de Fisioterapia.

 Thiago Krieger Bento da Silva

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Passo Fundo (1998). Atualmente é médico radiologista do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, do Pavilhão Pereira Filho da Santa Casa de Porto Alegre, da Clinica Serpal e do Serviço de PET CT do HMD. Tem experiência na área de Diagnóstico por Imagem na subespecialidade do Tórax. Participa da preceptoria da residência médica em radiologia no Hospital São Lucas da PUCRS e da Santa Casa de Porto Alegre. É tesoureiro na Associação Gaúcha de Radiologia e professor do curso de Pós Graduação em Radiologia Torácica pela Pucrs.

Leandro Genehr Fritscher

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e residência médica em pneumologia entre 2002 a 2004. Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Especialista em Medicina do Sono (2012). Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011). Pós graduação (clinical fellow) pela Universidade de Toronto entre 2006 a 2008. Preceptor do Serviço de Pneumologia da Universidade de Toronto em 2008. Membro do Serviço de Pneumologia da PUCRS e do Serviço de Pneumologia do Hospital Moinhos de Vento. Professor adjunto de Clínica Médica, na Faculdade de Medicina da PUCRS.

Leonardo Araújo Pinto

 Possui graduação em medicina (UFRGS, 1999), especialização em pediatria (HCPA, 2001), pneumologia pediátrica (PUCRS, 2003), mestrado em pediatria (PUCRS, 2004) e doutorado em saúde da criança (UNICAMP, 2009). Realizou especialização em epidemiologia genética pela Universidade de Munique (LMU, Alemanha, 2007). Atualmente é professor da Faculdade de Medicina da PUCRS (coordenador do Departamento de Pediatria). Atua como professor/orientador do Programa de Pós-graduação em Pediatria e Saúde da Criança da PUCRS, e pesquisador do Instituto de Pesquisas Biomédicas da PUCRS, onde participa da comissão científica da unidade. Colabora como revisor dos seguintes periódicos científicos: Jornal Brasileiro de Pneumologia, Jornal de Pediatria, Pediatric Pulmonology, European Respiratory Journal e PLOS One. Tem mais de 40 artigos publicados na área de atuação, e mais de 250 citações, com índice H=10 (Scopus). Atualmente, é editor associado da revista Scientia Medica (PUCRS). Recentemente (2013-14), realizou pós-doutorado no Centre for Research in Enviromental Epidemiology (CREAL), Universidade Pompeo Fabra, Espanha. O pesquisador tem formação e experiência na área de saúde da criança, com ênfase em doenças respiratórias, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia das doenças respiratórias, epidemiologia genética, bronquiolite viral, asma e fibrose cística. 

Luiz Carlos Correa da Silva

Graduação (1969), Residência (1971), Mestrado (1976), e Doutorado (1996) em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Titular Visitante do Curso de Medicina da Universidade de Passo Fundo (1973-2011), Professor Adjunto IV no Curso de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto alegre (UFCSPA) (1979-2010), Coordenador do Programa de Controle do Tabagismo da UFCSPA (2009-2010), Professor Associado na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973-2011). Chefe do Serviço de Pneumologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA) (2006-), Diretor do Laboratório de Função Pulmonar da ISCMPA (1972-), Coordenador do Programa de Controle do Tabagismo da ISCMPA. Experiência na área de Medicina, com ênfase em Pneumologia, atuando principalmente nos seguintes temas: espirometria, tabagismo, sarcoidose, asma, DPOC. Membro Titular da Academia Sul-riograndense de Medicina (2008-). Conselheiro-eleito do Conselho Regional de Medicina do RS - Cremers (2008-2013). Coordenador da UniAMRIGS (Universidade Corporativa da AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul, 2006-2010) e do Projeto Fumo Zero da AMRIGS (2003-2010). 

 

 

Luiz Octávio Madureira Freire

Atualmente é gestor do Serviço de Pneumologia e do Laboratório de função Pulmonar do Hospital Mãe de Deus de Porto Alegre, diretor financeiro da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do RS, diretor administrativo da Clínica Integrada de Pneumologia , Infectologia e Cirurgia Torácica(SDP- Serviço de Diagnóstico Pneumológico LTDA). Atua em pesquisa clinica na área de Pneumologia no Centro de Pesquisa em Pneumologia do Hospital Mãe de Deus. Foi professor fundador do curso de medicina da ULBRA exercendo a função durante 10 anos, até 2006.

Marcelo Basso Gazzana

Possui graduação em Faculdade de Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), residência médica em Clinica Médica (1997), residência médica em Pneumologia (2000), mestrado em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Tem título de especialista pela sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, em Endoscopia Respiratória pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Peroral e em medicina intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira. Atualmente é médico contratado e preceptor da residência em pneumologia do Serviço de Pneumologia do do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. e chefe do Serviço de Pneumologia e Cirurgia Torácica do Hospital Moinhos de Vento. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pneumologia, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças da circulação pulmonar (embolia pulmonar e hipertensão pulmonar), doenças pulmonares parenquimatosas difusas (fibrose pulmonar idiopática e outras doenças intersticiais) e acompanhamento pneumológico de pacientes candidatos e submetidos a transplante de órgãos sólidos.

Marcelo Comerlato Scottá

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1999-2004), residência médica em Pediatria no Hospital da Crianca Santo Antônio (2005-06) e residência médica em Infectologia Pediátrica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (2007-08). Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Doutor em Pediatria e Saúde da Criança da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (2013-2016). Professor adjunto do Núcleo de Pediatria da Escola de Medicina da PUCRS. Atua como pediatra e infectologista pediátrico no Hospital São Lucas da PUCRS e no Serviços de Atendimento Especializado (SAE) de Sapucaia do Sul. Revisor dos periódicos Vaccine, Plos One, Pediatric Pulmonology, Scandinavian Journal of Infectious Diseases, Journal of Infection in Developing Countries e Scientia Medica. Possui Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Título de Especialista em Infectologia pela SBP e Sociedade Brasileira de Infectologia. Presidente do Comitê de Infectologia da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul e membro permanente do Departamento de Infectologia da SBP.

 

Marcelo Tadday Rodrigues

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994), Doutorado em Medicina (Ciências Pneumológicas) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e pós-doutorado na University of Toronto. Atualmente é Professor-Adjunto de Pneumologia do Curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul, pneumologista do Pavilhão Pereira Filho da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, pneumologista do Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica (C.O.M.) e do Serviço de Pneumologia do Hospital São Lucas da PUCRS. Foi Presidente da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Rio Grande do Sul (SPTRS) durante os Biênios 2012/2013 e 2014/2015, e permanece no biênio 2016/2017 como Diretor de Assuntos Extraordinários. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pneumologia, atuando principalmente nos seguintes temas: asma, distúrbios respiratórios do sono, monitorização não-invasiva da inflamação em asma, fibrobroncoscopia. Também atua como clínico e pneumologista em avaliação pré e acompanhamento pós-operatório de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. 

Marcio Vinicius F. Donadio

 

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Metodista IPA (2000), Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e Pós-doutorado pela University of Edinburgh (2010). Atualmente é professor em regime integral da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, estando vinculado ao Curso de Graduação em Fisioterapia, Editor-Chefe da Revista Ciência & Saúde, Coordenador da Comissão Científica do Instituto de Pesquisas Biomédicas e revisor de periódicos como Respiratory Care, The Journal of Pediatrics, Pediatric Pulmonology, Reproduction, Fertility and Development, Jornal de Pediatria e Jornal Brasileiro de Pneumologia. Orienta no Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança e no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular. Atua em pesquisa no Centro Infant do Instituto de Pesquisas Biomédicas da PUCRS, estudando mecanismos envolvidos nos efeitos do estresse sobre o desenvolvimento e também na área de avaliação funcional e reabilitação em doenças respiratórias crônicas, com enfoque em fibrose cística e asma, trabalhando tanto com estudos clínicos, como com modelos experimentais. É pesquisador bolsista do CNPq (PQ, categoria 2) e tem 58 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Marcos Ariel Sasso Saraiva

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Pampa (2012). Atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, desenvolvimento motor de crianças nos primeiros meses de vida. Reabilitação Pulmonar nas doenças respiratórias crônicas. Reabilitação cardiopulmonar e metabólica. Revisão Sistemática com metanálise. Estimulação Elétrica neuromuscular no Doente Critico. Residência no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul (2012-2014), Mestrando em Ciências Pneumológicas UFRGS(2014-2016).

 

Maria Ângela Fontoura Moreira

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), especialização em Medicina Interna pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), mestrado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) e doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é médica pneumologista do Hospital de Clinicas de Porto Alegre e Chefe da Unidade de Fisiologia Pulmonar do Serviço de Pneumologia. É também médica socorrista do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. Tem experiência na área de Pneumologia com ênfase em Fisiologia Pulmonar e Asma. Realiza pesquisas sobre os seguintes temas: distúrbios obstrutivos, resistência das vias aéreas, fluxos aéreos, broncoprovocação, asma e exercício, educação em asma, asma aguda e atopia respiratória. É presidente do Instituto de Asma e Alergia Respiratória do RS, instituição filantrópica sediada em Porto Alegre que trabalha com a divulgação, tratamento e prevenção da asma e alergia respiratória.

Maria Angelica Jaques

 Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Atualmente é fisioterapeuta - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em pneumologia e terapia intensiva.

Maria Eunice de Moraes

Atualmente é médica Pneumologista do Sistema de Saúde Mãe de Deus Investigadora Principal na área de Pneumologia do centro de Pesquisa em Pneumologia e Infectologia do Hospital Mãe de Deus -Sistema de Saúde Mãe de Deus - Porto Alegre Diretora do Exercício Profissional da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Rio Grande do Sul.

Maria Teresa Ruiz Tsukazan

 Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Concluiu a Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Regional Homero de Miranda Gomes de São José em janeiro de 2008. Em 2010 concluiu a Residência Médica em Cirurgia Torácica pela PUCRS. Em 2011 concluiu a especialização em Cirurgia Torácica Oncológica no Serviço de Cirurgia Torácica do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL-PUCRS). Concluiu o Mestrado em Epidemiologia na UFRGS em 2013 e o Clinical Fellowship em Cirurgia Torácica no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center (MSKCC) de New York (EUA). Atualmente trabalha no Serviço de Cirurgia Torácica do HSL-PUCRS, e iniciou o doutorado em Epidmiologia na UFRGS em 2014.

Mateus Ariel Sasso Saraiva

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Pampa (2012). Atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, desenvolvimento motor de crianças nos primeiros meses de vida. Reabilitação Pulmonar nas doenças respiratórias crônicas. Reabilitação cardiopulmonar e metabólica. Revisão Sistemática com metanálise. Estimulação Elétrica neuromuscular no Doente Critico. Residência no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul (2012-2014), Mestrando em Ciências Pneumológicas UFRGS(2014-2016).

Mateus Souza Esquivel

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica do Salvador (2007). Especialização em Fisioterapia em Terapia Intensiva em 2010. Membro do departamento de fisioterapia da Sociedade Brasileira de Cardiologia, seção Bahia. Presidente do Departamento de Fisioterapia ( gestão 2015-2016). Professor de Pós-graduação. Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva e Fisioterapia Respiratória pelo sistema ASSOBRAFIR-COFFITO. Fisioterapeuta Respiratório de Atletas Olímpicos e Paralímpicos.

Mauricio Guidi Saurensig

Graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), mestrado em Medicina Cirurgia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Medicina: cirurgia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Pós-doutorado CAPES (2008) em Transplante Pulmonar no Hôpital Européen Georges-Pompidou (França) e no Complexo Hospitalário Universitário Juan Canalejo (Espanha). Estágio Senior CAPES em Cirurgia Robótica e EBUS (2015) na Universidade do Alabama (EUA) e Instituto Europeu de Oncologia (Milão, Itália). Atualmente é Chefe do Serviço de Cirurgia Torácica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Diretor do programa de ECMO do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (Centro de ECMO Membro da ELSO). Professor Adjunto de Cirurgia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É co-investigador do Estudo Multicêntrico de órteses traqueobrônquicas com financiamento da FINEP. Desenvolve linha de pesquisa experimental em terapia celular aplicada ao transplante pulmonar no Centro de Pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Torácica, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia torácica minimamente invasiva (VATS e Robótica), câncer de pulmão,terapia celular para doenças pulmonares, órtese de via aérea e ECMO.

Maurício Mello Roux Leite

Possui graduação em Medicina pelo Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre(1996). Atualmente é médico da Hospital Nossa Senhora da Conceição. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica. 

Mauro Reck de Oliveira

Graduação em Fisioterapia - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Trabalho de Conclusão de Curso : OCORRÊNCIA DE LESÕES EM ATLETAS DE UM CLUBE DE FUTEBOL PROFISSIONAL. 2011.

Micheli Biasibetti

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Atuou como fisioterapeuta e supervisora de estágio no Centro de Reabilitação da PUCRS, nas áreas de fisioterapia músculo-esquelética, neurofuncional, reeducação postural global e cardiopulmonar. Foi bolsista de iniciação científica(FAPERGS) vinculada ao laboratório de Erros Inatos do Metabolismo - ICBS/UFRGS, com ênfase em pesquisas experimentais abordando estresse oxidativo. Especialista em Fisioterapia Respiratória pela ASSOBRAFIR (2012). Mestre em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Atualmente é Professora da Uniritter-Laureate International Universities.

Naira Helena Bohrer Scherer

Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2009-2013), Santa Maria/RS. Residência em Urgência pelo Hospital São Lucas da PUCRS (2014-2016). Com experiência em Fisioterapia na Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Fisioterapia Cardiorrespiratória. Atualmente, é mestranda em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Nilton Haertel Gomes

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas(1972), mestrado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1990) e residencia-medica pela PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO RIO GRANDE DO SUL(1975). Atualmente é Professor Adjunto IV. da Universidade Federal de Pelotas, Cirurgião de Tórax e Broncoesofagologia do Consultório Médico Particular e Chefe da Clínica Cirúrgica da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas. Atuando principalmente nos seguintes temas:Residência.

Paula Maria Eidt Rovedder

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Metodista IPA (2000). Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Medicina: Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2006. Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Pneumológicas da UFRGS em 2011. Atualmente é professora adjunta do curso de Fisioterapia da UFRGS. Tem experiência na área de Fisioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia cardiorrespiratória, fisioterapia em terapia intensiva, fisioterapia respiratória pediátrica e neonatal, avaliação da capacidade funcional e de exercício na fibrose cística e nas doenças cardiorrespiratórias.

Paulo de Tarso Roth Dalcin

 Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (1983), residência médica em Medicina Interna - Pneumologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (1984 a 1986), mestrado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Medicina Interna da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando no Serviço de Pneumologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Tem vínculo com a Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, através do qual desempenha a coordenação do Programa para Adultos com Fibrose Cística do Hospital de Clínicas de Porto Alegre desde 1997. Realizou Honorary Clinical Fellowship - Adult Cystic Fibrosis Unit of the Royal Brompton Hospital no período de março a abril de 2016. Atua em áreas de pesquisa sobre asma, fibrose cística do adulto, vírus respiratório e tuberculose. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde maio de 2013.

Paulo José Zimermann Teixeira

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (1988) e doutorado em Medicina:Pneumologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996). Atualmente é médico do Pavilhão Pereira Filho - Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Professor Adjunto do Departamento de Clínica Médica - Pneumologia - da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Professor Titular do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Feevale de Novo Hamburgo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pneumologia, atuando principalmente nos seguintes temas: infecções respiratórias, doença pulmonar obstrutiva crônica e reabilitação pulmonar.

Paulo Marcio Condessa Pitrez

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1993) e doutorado em Medicina (Pneumologia) pela UFRGS (2001). Realizou especialização clínica e de pesquisa (2000) no Princess Margaret Hospital for Children e na University of Western Australia (Perth, Austrália). Atualmente, é professor da Faculdade de Medicina da PUCRS, Editor Associado do periódico Scientia Medica (PUCRS), e revisor do American Journal of Respiratory and Clinical Care Medicine, European Respiratory Journal, Pediatric Allergy and Immunology, Jornal de Pediatria, Jornal Brasileiro de Pneumologia, Clinics e Pediatric Pulmonology. Tem atuação clínica na área de Pneumologia Pediátrica no Hospital São Lucas da PUCRS. Atua em pesquisa no Centro Infant do Instituto de Pesquisas Biomédicas da PUCRS, estudando principalmente mecanismos de desenvolvimento de asma e asma grave na infância, trabalhando com estudos clínicos e modelos experimentais. É, atualmente, Diretor do Instituto de Pesquisas Biomédicas da PUCRS e pesquisador bolsista do CNPq (PQ, categoria 2), com mais de 400 citações no Scopus, e fator h de 13. 

Paulo Maróstica

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e pós-doutorado no Departamento de Pneumologia Pediátrica da Indiana University, EUA. Atualmente é professor titular do Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e chefe da Unidade de Pneumologia Infantil do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Coordenador do Program de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da UFRGS. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde Materno-Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: criança, fibrose cística, lesões de laringe pós intubação, asma e pneumonia.

 

Paulo Roberto Goldenfum

Médico Pneumologista. Pavilhão Pereira Filho-Santa Casa de porto Alegre.UFRGS. Mestrado em Pneumologia.

Paulo Roberto Silva da Silva

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Passo Fundo (1976). Atualmente é medico do Hospital Nossa Senhora da Conceição onde exerce atividade na área de Plantão clinico Pediátrico e Consultor em Pneumologia Infantil . Experiência na área de Medicina, com ênfase em Pneumologia Infantil e Asma na Infância e Adolescência com formação no Hospital for Sick Children - Londres - Inglaterra. Mestre em Pneumologia pela Universidade Federal do RS fase de doutorado na mesma instituição. Fundador e diretor do Instituto Educacional e Assistencial Asma de Porto Alegre - RS. Diretor do Programa de Atendimento ao Paciente Asmático do Município de Montenegro RS desde 2007.

Renata Salatti Ferrari

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Metodista IPA, Especialista em Fisioterapia com ênfase em Pediatria e Neonatologia, pesquisadora do Laboratório de Vias Aéreas e Pulmão do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Mestre em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

 

Renato Soares Gutierrez

Formou-se em Medicina e Pós graduação em Pneumologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Presidente Associação de Médicos e Odontólogos dos Hospitais Conceição e Criança Conceição no período. de dois anos (2016-2017).

Renato Tetelbom Stein

Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979), com Residência em Pediatria no Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre, de 1980-82; professor da FAMED-PUCRS a partir de 1986. Foi fellow em Pneumologia Pediátrica no Hospital for Sick Children, em Toronto, Canadá (1986-1987). Foi Research Associate do Arizona Respiratory Center, na Universidade do Arizona (1995-1998), onde realizou Mestrado em Saúde Pública (MPH) - Epidemiologia (1996) e participou como colaborador em inúmeras publicações científicas de impacto. A seguir obteve título de doutor em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Em 2011, realizou pós-doutorado, com bolsa do CNPq, no Centre de Recerça em Epidemiologia Ambiental (CREAL), em Barcelona, Espanha. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Pediatria da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e coordena o Centro Infant, do Instituto de Pesquisas Biomédicas (IPB) da PUCRS e o programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança da FAMED-PUCRS. Tem projetos de pesquisa em asma e doenças respiratórias pediátricas associados à várias universidades brasileiras e do exterior. Entre as principais estão Univeridade de Queensland, Brisbane, Australia, Universidade do Arizona, Centre de Recerça en Epidemiologia Ambiental (CREAL), Espanha e Fundación Infant (Argentina). Atua principalmente na área de doenças respiratórias, mais especialmente em asma pediátrica, através de estudos epidemiológicos, com ênfase nos mecanismos básicos da doença. A sua produção científica resultou em mais de 100 publicações, mais de 2000 citações, com um Index h de 22. 

Roberto Guidotti Tonietto

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da PUCRS em dezembro de 2007. Especialista em Clínica Médica - Residência Médica no Hospital São Lucas da PUCRS (fevereiro de 2008 a fevereiro de 2010). Especialista em Pneumologia - Residência Médica no Hospital São Lucas da PUCRS (fevereiro de 2010 a fevereiro de 2012) do Hospital São Lucas da PUCRS. Professor de Clínica Médica e Pneumologia da Faculdade de Medicina da ULBRA-RS desde agosto de 2012. Professor Regente de Prescrição Médica da Faculdade de Medicina da ULBRA-RS desde fevereiro de 2016. Aluno do programa de Doutorado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - PPG Ciências Pneumológicas desde março de 2012. Preceptor da Residência Médica em Pneumologia do Hospital São Lucas da PUCRS desde março de 2013. Preceptor da Residência Médica em Clínica Médica do Hospital Universitário da ULBRA-RS desde fevereiro de 2013. Prêmio Médico Residente 2011 (1º e 2º lugar), Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Professor e coordenador da disciplina de Medicina Interna do curso pré-residência médica O Residente (Porto Alegre, RS). Aprovação em 1º lugar no Concurso de Residência Médica para Clínica Médica do Hospital São Lucas da PUCRS (nov. 2007). Aprovação em 1º lugar geral no Concurso de Residência Médica para Especialidades Clínicas do Hospital São Lucas da PUCRS (nov. 2009). Aprovação em 1º lugar nos Concursos de Residência Médica para Pneumologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre/Pavilhão Pereira filho, do Hospital Nossa Senhora da Conceição e do Hospital São Lucas da PUCRS (dez. 2009). Ex-bolsista de Iniciação Científica dos Serviços de Pneumologia (2004) e de Patologia (2005) do Hospital São Lucas da PUCRS. Ex-monitor titular do Departamento de Patologia (2003-2006), Bioquímica (2003), Biofísica (2003) e Parasitologia (2003). Médico Integrante da Força-Tarefa Gaúcha de Combate à Dengue no Rio de Janeiro-RJ em abril/maio 2008. Principais trabalhos publicados e apresentados em Pneumologia (pesquisa clínica em asma e tabagismo) e Anatomia Patológica (angiogênese tumoral e correlação clínico-prognóstica). Estágios em Clínica Médica, Pneumologia, Infectologia, Patologia e Cirurgia Torácica. Formado em língua inglesa pelo Yázigi Internexus (2002). Proficiente em língua inglesa de nível avançado pela University of London (2002). Representante Titular Discente da Faculdade de Medicina da PUCRS para compor a Comissão Permanente de Acompanhamento dos Contratos Firmados com o Sistema Único de Saúde, no âmbito do Conselho Municipal e Estadual de Saúde (2005-2009)

Roberto Stirbulov (SP)

Graduado em Medicina pela Universidade de Brasília em 1980. Em 1996 concluiu o Mestrado em Medicina (Clínica Médica) pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Doutorado em 2001 pela mesma Instituição. Atualmente é Chefe Clínico na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pneumologia, atuando principalmente nos seguintes temas: testes de função respiratória, asma, asma de difícil controle,DPOC.

Samanta Madeira de Oliveira

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (2007). Atualmente é pneumologista ambulatorial hospitalar do Hospital Mãe de Deus e medica plantonista da urgência do Hospital Mãe de Deus. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pneumologia.

Saulo Cocio Martins Filho

Possui graduação em Faculdade de Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e Research Fellow - University of Toronto (2000-2002). Ex-professor-adjunto de Medicina Interna - Pneumolgia da Universidade Federal de Uberlândia, Ex-Professor Titular de Pneumologia/Cirurgia Torácica da Universidade Presidente Antonio Carlos. Professor convidado do Hospital São Vicente de Paulo, disciplina de cirurgia do Hospital São Vicente de Paulo, professor coordenador do Módulo Respiratório da Universidade de Passo Fundo, professor do Módulo Hóspede Hospedeiro da Universidade de Passo Fundo, professor do módulo Seminário Intermodular da Universidade de Passo Fundo; professor convidado da PUCRS - pós-graduação em Cirurgia, médico - cirurgião do Hospital da Cidade, médico - cirurgião do Hospital Prontoclínica, cirurgião torácico Hospital São Vicente de Paulo, Cirurgião torácico do Complexo Hospitalar Santa Genoveva Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Toráxica, atuando principalmente nos seguintes temas: câncer de pulmão mediastinoscopia, complicações, mediastino, cirurgia e cirurgia torácica, transplante de pulmão.

Sergio Amantéa

Possui graduação em Medicina pelo Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre(1985), mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1992), doutorado em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1998), residencia-medica pela Hospital Materno Infantil Presidente Vargas(1988) e residencia-medica pela Hospital da Criança Santo Antônio(1988). Atualmente é Professor Adjunto do Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e Chefe de Serviço da Hospital da Criança Santo Antônio. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica.

 

Sérgio de Vasconcellos Baldisserotto

Graduado em Medicina pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médica de Porto Alegre (FFFCMPA) em 1994. Residência médica em Pneumologia e Tisiologia no Pavilhão Pereira Filho da Irmandade Santa Casa de Misericória de Porto Alegre e Residência médica em Terapia Intensiva na Faculade de Medicina da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Pneumologista titulado pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e Intensivista titulado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Doutor em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuação profissional como Professor Adjunto de Clínica Médica na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) na Disciplina de Semiologia e na Falucldade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul nas Disciplinas: Trauma e Emergências, Laboratório de Habilidades II. Instrutor e membro do Board consultivo do curso de ventilação mecânica da AMIB, VENUTI. Plantonista da UTI Área 2 do Hospital Nosassa Senhora da Conceição em Porto Alegre. Diretor Técnico e Clínico do Hospital São Lucas da PUCRS desde 09 de dezembro de 2016.

Sergio Luis Amantea

 

Possui graduação em Medicina pelo Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre(1985), mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1992), doutorado em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1998), residencia-medicapela Hospital Materno Infantil Presidente Vargas(1988) e residencia-medicapela Hospital da Criança Santo Antônio(1988). Atualmente é Professor Adjunto do Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e Chefe de Serviço da Hospital da Criança Santo Antônio. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica.

Sérgio Pinto Ribeiro

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1984), Mestrado em Ciências Pneumológicas (UFRGS, 1990) e Doutorado pelo Institute of Medical Sciences - University of Toronto (1995). Atualmente é medico do Hospital Moinhos de Vento, aonde mantém consultório particular, e médico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Neste hospital, é atualmente Chefe do Serviço de Pneumologia e Professor Adjunto do Departamento de Medicina Interna, Faculdade de Medicina, UFRGS. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica, Pneumologia e Medicina Intensiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Sepse, Ventilação Mecânica, Insuficiência Respiratoria, Lesão Pulmonar Aguda (SARA), e Pneumonia Associada a Ventilação Mecânica. 

Silvia Chiodelli Senger

Médica pneumologista com área de atuação em Medicina do Sono.

Silvia Elaine Cardozo Macedo

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pneumologia, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças respiratórias, asma, tabagismo, infecções respiratória, epidemiologia.

Simone Chaves Fagondes

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Realizou especialização em Medicina do Sono pela IUPUI (USA). Atualmente é professora do Curso de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, médica do Serviço de Pneumologia do Hospital de Clinicas de Porto Alegre e preceptora da residência médica em pneumologia com ênfase em Medicina do Sono. Tem experiência na área de Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: transtornos respiratórios obstrutivos durante o sono, bruxismo do sono e mucopolissacaridose

Spencer Marcantonio Camargo

Graduação em Medicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1996) Mestrado em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Doutorado em Pneumologia pela UFRGS (2012). Título de Especialista em Cirurgia Torácica pela SBCT desde 2001. Coordenador do departamento de transplante pulmonar da ABTO nos biênios 2007-8, 2008-9, 2010-11, 2012-13. Atualmente trabalha na Irmandade Santa Casa de Porto Alegre, onde atua como cirurgião torácico e cirurgião do grupo de transplante pulmonar. Tem experiência na área de cirurgia torácica geral e endoscopia respiratória.

 

Thiago Dipp

Dr. e Fisioterapeuta Formado em Fisioterapia pela Universidade de Cruz Alta (2004), possui Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Cardiologia) do Instituto de Cardiologia do RS / Fundação Universitária de Cardiologia (2010). Possui Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA (2015). Docente da Escola de Saúde da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul nos cursos de Fisioterapia, Educação Física, Nutrição, Enfermagem e Estética e Cosmética. Possui experiência na área de Reabilitação Cardíaca e pesquisa clínica nos seguintes temas: Função endotelial, controle autonômico, Doenças Crônicas, Eletroestimulação Funcional, Treinamento Muscular Inspiratório e avaliação físico-funcional.

Valentina Coutinho Baldoto Gava Chakr

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), especialização em Pediatria (2006 - Hospital de Clínicas de Porto Alegre) e Pneumologia Pediátrica (2008 - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS; 2009 - Indiana University). Mestre e doutora em Pediatria pela PUCRS. Atualmente é professora adjunta em regime de dedicação exclusiva do Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e médica do corpo clínico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Verônica da Silva Paiva

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba (1999), mestrado em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e doutorado em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Atual como docente e membro estruturante de cursos da área da saúde e é especialista de produtos - Lumiar Saúde Health Care.

Virgílio Tonietto

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA (1974). Mestrado em Medicina - Pneumologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1983). Professor- adjunto de Medicina Interna da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, desde 1977.

Waldo Luis Leite Dias de Mattos

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas, Residência Médica em Medicina Interna e em Pneumologia na UFCSPA (1985-1988), Research-fellow no Medical Jefferson College (1992-1993), Doutorado em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e Pós-Doutorado no Imperial College School of Medicine (1998-1999). Atualmente é professor adjunto das disciplinas de semiologia e pneumologia da UFCSPA desde 2002. Tem experiência clínica em todas as áreas da pneumologia e atua em pesquisa principalmente nas doenças pulmonares obstrutivas. É pneumologista do Pavilhão Pereira Filho-ISCMPA, do Grupo Hospitalar Conceição e consultor do Instituto de Cardiologia/Fundação Universitária de Cardiologia para a área de pneumologia.

Patrocinadores