Av. Ipiranga, 5.311 - Sala 403

Horário de Atendimento:

De segunda a sexta,

das 8h às 12h e das 13h30 às 17h

 Fone: (51) 3384-2889

NÃO ESQUEÇA! Esta área não é um substituto para a consulta médica, é durante as consultas que devem ser retiradas todas as dúvidas.

JAMAIS FAÇA A AUTOMEDICAÇÃO!

Área Restrita

Asma pode matar

Você sabia que centenas de pessoas morrem anualmente no Brasil por causa da asma? De acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS), três pessoas, dos 5 aos 64 anos, morrem diariamente no país vítimas da asma. A maior parte delas, 50%, são da região Sudeste.

O mais alarmante nesses dados é que a asma pode ser perfeitamente controlada, o que significa dizer que mortes poderiam ser evitadas. O grande problema está no fato de que muitos asmáticos não reconhecem os sintomas ou não dão a devida importância a eles.

Se a asma não for tratada adequadamente, pode progredir até a perda definitiva da capacidade pulmonar, instabilidade, má qualidade de vida ou até o falecimento.

Segundo o Global Initiative for Asthma (GINA) - órgão internacional que reúne estudos sobre a doença e elabora diretrizes de tratamento -, caso a pessoa tenha sentido, nas últimas quatro semanas, um dos itens listados abaixo pelo menos uma vez significa que a asma não está controlada:

• Sintomas diurnos mais de 2x por semana;
• Despertar noturno causado pela doença;
• Uso de medicamentos para alívio da falta de ar mais de 2x por semana;
• Se a doença estiver limitando as atividades rotineiras.