Lifetime Achiever

O coordenador médico do Serviço de Pneumologia do Hospital São Lucas da PUCRS, o Dr. José Miguel Chatkin, foi nomeado com o título de Lifetime Achiever pelo Marquis Who’s Who, por sua produção médica profissional e acadêmica. Desde 1899, após escolha e indicação oficial por parte de avaliadores, a organização internacional publica a bibliografia dos profissionais destaques em várias áreas do conhecimento. Chatkin foi reconhecido pelo trabalho e realizações alcançadas dentro da medicina.

Pneumologista e educador, o Dr. Chatkin é especialista em tabagismo e doenças relacionadas ao tabaco. Formado em Medicina pela UFRGS, com mestrado e doutorado pela mesma Universidade e Pós-Doutorado pela University of Toronto. Atua no HSL e na Escola de Medicina da PUCRS desde 1976, tanto na graduação como na pós-graduação, com 69 orientações concluídas em sua área de atuação com alunos em iniciação científica, mestrado ou doutorado. Até o momento, publicou 104 artigos científicos, sendo a maioria em revistas indexadas no estrangeiro, além de 53 livros e capítulos de livros. 

De 1986 a 2009, foi consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS)/ Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para implantação e acompanhamento dos Programas Nacionais de Controle de Infecções Respiratórias Agudas, com atuação em 12 países latino-americanos e quatro países africanos de língua portuguesa. É o Presidente eleito da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia para a gestão 2019/2020 e o representante brasileiro no European Respiratory Society Working Group on Tobacco Control desde 2015.


Todas Notícias