DIA 29 DE AGOSTO – DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO

DIA 29 DE AGOSTO – DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO

ALERTA – CIGARRO ELETRÔNICO É CIGARRO!!!

Os danos causados pelo cigarro já são bem conhecidos. Ao longo das ultimas três décadas o Brasil vem sendo reconhecido pela luta constante para diminuição da prevalência de fumantes!

No momento atual vemos crescer, especialmente na população jovem o uso de formas alternativas de tabaco e principalmente os cigarros eletrônicos (e-cigs), vem tendo seu uso aumentado, a despeito de termos sua venda proibida no Brasil!

Os profissionais de saúde e principalmente os pneumologistas tem o dever de conscientizar os pacientes e o público em geral para os malefícios desta nova forma difundida como isenta de danos e útil como arma para o abandono do cigarro.

Em função da relativa curta existência dos e-cigs, o conhecimento dos efeitos toxicológicos e imunológicos a longo prazo ainda não estão totalmente estabelecidos, mas já temos estudos que comprovam a existência de nicotina e substâncias carcinogênicas no vapor inalado.

O dispositivo de liberção de nicotina desta modalidade é típicamente pleno de substâncias como propileno glicol ou glycerol, conhecidas como e-líquidos, sabidamente nocivas.

Evidências atuais já reportam associação com o uso prolongado de e cigars com inflamação da árvore brônquica e doenças respiratórias como asma e DPOC.

Immunological and Toxicological risk assessment of e-cigarretes

Review article

Kaur G ,et al. Eur. Repir. Rev. 2018 Feb 28; 27(147)

 


Todas Notícias