Orientações sobre Diagnóstico, Tratamento e Isolamento de Pacientes com COVID-19

O Grupo Força Colaborativa COVID-19 no Brasil, formado por nove associações médicas, lançou um documento com tudo o que se sabe até agora sobre o coronavírus.

A Comissão Científica de Infecções Respiratórias da SBPT, por meio da Dra. Rosemeri Maurici e Dr. Ricardo Martins, colaborou com o conteúdo. 

Além da SBPT, participaram a Associação Brasileira dos Profissionais em Controle de Infecções e Epidemiologia Hospitalar (ABIH), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), Instituto de Medicina Tropical – IMT USP, Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) e Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Em consenso, os pesquisadores informam o que é preciso para definir um diagnóstico de COVID-19, a importância das condições do teste RT-PCR, sensibilidade do teste e quando pode ser realizado o teste sorológico.

Os autores orientam, ainda, sobre as medidas de precaução e isolamento para pacientes suspeitos ou confirmados, os critérios para a alta hospitalar. 

Em relação ao tratamento, os especialistas afirmam que, até o momento, não há um medicamento disponível que tenha demonstrado eficácia e segurança no tratamento de pacientes com infecção por SARS-CoV-2.

“Deve-se ter cautela ao usar cloroquina ou hidroxicloroquina em associação com azitromicina, pois pode aumentar o risco de complicações cardíacas, provavelmente pelo efeito sinérgico de prolongar o intervalo QT”, assinalam.

Clique aqui para ler o documento completo.


Todas Notícias