24 de março- DIA MUNDIAL DE COMBATE À TUBERCULOSE

Neste mês de março completamos um ano em vigência da pandemia de COVID-19. Enfrentamos atualmente o pior momento com o colapso do sistema de saúde em todo o país. Todos os esforços estão concentrados em oferecer o melhor atendimento aos pacientes. No dia 24 de março lembramos o dia de luta contra à tuberculose (TB), doença infecciosa responsável pelo maior número de óbitos diários no mundo até o início da pandemia, 1.4 milhões em 2019 Cerca de 10 milhões de pessoas desenvolveram tuberculose neste ano.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que ocorrerá um importante retrocesso no enfrentamento desta doença ocasionado pelo grande impacto social, econômico e no sistema de saúde. Ressalta a importância da manutenção dos serviços de atendimento de pessoas afetadas pela tuberculose, promovendo atividades de prevenção e de incentivo ao tratamento. Em muitos países, recursos humanos e financeiros foram redirecionados da TB para o enfrentamento da Covid-19, afetando o diagnóstico de casos de TB, ocasionando uma redução de, aproximadamente, 25% em países como a Índia, Filipinas e Indonésia nos primeiros 6 meses de 2020 em comparação com o mesmo período em 2019. A OMS estimou um adicional de 200.000 a 400.000 mortes por TB em 2020 caso o número de casos diagnosticadas e tratados reduzisse 25% a 50% em um período de três meses. Os dados epidemiológicos referentes ao ano de 2020 ainda não foram divulgados.

Segundo o Informe da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, vinculada à Fiocruz, durante os primeiros 9 meses de 2019, um total de 1.030 casos de tuberculose drogarresistente (TBDR) iniciaram o tratamento no Brasil, frente à 874 casos no mesmo período em 2020. Isto representa uma redução de 15,1% no número de diagnósticos em relação à 2019.

Estudos disponíveis até o momento apontam que a coinfeção TB/COVID-19 ou a presença de doença pulmonar previa por sequela de TB aumentariam o risco de evolução clinica desfavorável, especialmente se houver interrupção do tratamento da TB. Um estudo mundial sobre TB e COVID coordenado pela Global Tuberculosis Network (GTN) e financiado pela OMS está em andamento com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a interação entre estas infecções.

Com o intuito de manter informações atualizadas sobre essa questão, o Programa Global da TB da OMS desenvolveu um banco de dados de acesso aberto para publicações de pesquisas, ensaios clínicos e projetos de pesquisa em andamento na interface de TB e COVID-19: Compendium of TB/ COVID-19 research

*Link : https://www.who.int/teams/global-tuberculosis-programme/covid-19/compendium

Fonte: GLOBAL TUBERCULOSIS REPORT 2020, INFORME ENSP/FIOCRUZ (publicado em:06/11/2020)


Todas Notícias